VITORIOSO REGRESSO

OSFAB homenageia os 80 anos do regresso dos heróis de Guerra

Espetáculo foi realizado dia 14/07, no Teatro Pedro Calmon, em Brasília (DF)
Publicada em: 15/07/2025 11:56
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Myrea Calazans

Em homenagem aos 80 anos do vitorioso regresso dos heróis brasileiros que combateram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) encantou o público no Teatro Pedro Calmon, em Brasília (DF), na segunda-feira (14/07), com um concerto memorável repleto de história, honra e patriotismo intitulado Musical Nero Moura: Lembrai-vos da guerra.

Como destaque do espetáculo, foi realizada uma encenação que retratou a vida e a trajetória de Nero Moura, símbolo eterno da bravura dos pilotos combatentes da Força Aérea Brasileira (FAB) que cruzaram oceanos em nome da paz. Esse grande líder comandou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) na campanha da FAB, na Itália, entre 1944 e 1945.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, prestigiou o espetáculo, acompanhado de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais de Nações Amigas da Argentina, do Equador, do Paraguai e do Uruguai; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, além de demais autoridades civis e militares.

“De simbolismo reveste-se este inesquecível musical que a cada canção executada e ato encenado nos conduziu a memórias profundas daqueles que ratificaram a grandeza da nação brasileira, ao não recuarem, nem um milímetro sequer, de seus nobres propósitos”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

Sob a regência do Capitão Músico Paulo Rezende Aranha, a experiência musical foi composta por clássicos da música erudita até inesquecíveis trilhas de cinema, rememorando momentos e personagens da história militar de Nero Moura, o  Patrono da Aviação de Caça Brasileira, e do regresso dos combatentes de Guerra da FAB.

O Sargento Especialista em Música Amilcar Messias Acrizio, autor e roteirista do espetáculo, que interpretou Nero Moura no concerto, destacou seu sentimento ao compor o elenco teatral. “Representar o Brigadeiro Nero Moura é uma grande responsabilidade, é dar vida a essa figura tão admirada, e não só no meio da caça, mas também na própria Força Aérea Brasileira, fazendo uma reverência à história dele. Acredito que todas as vezes que falamos dele, falamos também dos veteranos. Mantemos eles vivos relembrando momentos da sua trajetória e que com certeza serão eternos”, destacou o militar.

O público presente foi envolvido por essa experiência única, que entrelaçou música, história e emoção, refletindo o legado daqueles que enfrentaram o medo e cruzaram oceanos em nome da paz. “Foi muito prazeroso, porque para nós brasileiros nos permite aprender muito sobre todos aqueles que foram nos representar em um país distante. E, hoje, assistimos um concerto maravilhoso em homenagem aos 80 anos de regresso do Esquadrão Senta Púa. Todos os brasileiros deveriam aprender e saber o que eles representam para nós”, destacou a Vice-Presidente da Associação das Altaneiras, Juliana Maria Borges Barbosa de Castro.

O estudante Heitor de Oliveira Ydehara, também presente no evento, se encantou com o repertório e a encenação. “Eu gostei da parte que teve um casal que tinha uma mulher da Itália e um homem do Brasil. Gostei muito da encenação", ressaltou.

Outras autoridades de destaque também estiveram presentes no espetáculo, entre eles o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Vicent Dang e demais Oficiais-Generais.

LIVE - Cerimônia Alusiva aos 80 anos do Vitorioso Regresso

Acompanhe ao vivo no dia 16/07, às 10h, pelo canal oficial da FAB no YouTube, a Cerimônia Cívico-Militar Alusiva ao Vitorioso Regresso dos Heróis da Segunda Guerra com a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont.

A solenidade celebrará os 80 anos do vitorioso regresso dos combatentes da Segunda Guerra Mundial, o Aniversário de Nascimento de Alberto Santos Dumont e o Dia do Veterano da FAB.

Vídeo: Sargento André / CECOMSAER

Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER